“Zé Ramalho” e “Tribo de Jah” serão as principais atrações do “Piri Festival 2023”, no Cavalhódromo da querida cidade histórica goiana. O evento que reunirá os melhores sabores e sons, em Pirenópolis, acontecerá após às 18h de sexta-feira, 21/7 e sábado, 22 de Julho. No line-up, “Zé Ramalho”, grande nome da MPB apresentará na 1ª noite, a “Tour 2023 – Show dos Sucessos” revisitando seus maiores hits como: Admirável Gado Novo, Entre a Serpente e a Estrela, Avohai, Chão de Giz e Vila do Sossego. Os Dj´s Fabricio Roque, Thiago Jesus, Pedro Volt e a Banda Mandingaman completam a grade musical do festival. Os ingressos estão à venda em www.alphatickets.com.br , a partir de R$ 70 (nas opções de Front Stage, Lounge/Bistrô). Mais informações em @alphatickets.
Sobre o ZÉ RAMALHO - TOUR 2023 / “SHOW DOS SUCESSOS - TEMPORADA 2”:
Zé Ramalho em sua turnê 2023 continua a se apresentar nos palcos brasileiros com o Show dos Sucessos.
Inquieto e produtivo, depois de lançar um sugestivo BOX de 4 CDs com o título de O Garimpo das Raridades, em setembro de 2022 o artista presenteia seus fãs com um novo trabalho de músicas inéditas (ATEU PSICOLÓGICO) seguindo revigorado sua viagem mística e eterna.
Autor de uma obra essencialmente surrealista, que funde o rock com o repente, Zé tem um imenso poder de transmissão com sua inconfundível voz cavernosa, de fascinante declamador, na sua messiânica figura. Zé traçou uma ponte unindo Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga; cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao nordeste. Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial.
Desde o lançamento do primeiro álbum solo do artista paraibano, há mais de quatro décadas, que emplacou de cara o hino “Avohai”, foram gravados mais de 30 álbuns alcançando a expressiva marca de 6 milhões de cópias vendidas.
O álbum 20 ANOS – ANTOLOGIA ACÚSTICA é seu maior êxito comercial até hoje e vencedor do Prêmio Sharp pelo projeto gráfico. Este disco deu início a uma trilogia que seguiu com NAÇÃO NORDESTINA, um mapeamento da história musical e política da sua região natal, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum regional e, ESTAÇÃO BRASIL, um passeio pelo cancioneiro nacional.
Ao lado dos amigos Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, Zé protagonizou em 1996, um dos projetos mais bem-sucedidos da música brasileira, O GRANDE ENCONTRO, que levou multidões aos shows em todo o país e gerou o lançamento de um disco ao vivo, vendendo mais de 700 mil cópias. A continuação do projeto, rendeu outras duas “turnês” vitoriosas, 2 CDs, que alcançaram a marca de 1 milhão de unidades. Zé realizou ainda uma apresentação histórica no ROCK IN RIO 3, assistida por mais de 60 mil pessoas em 2001, junto com Elba Ramalho.
O projeto Zé Ramalho Canta (2008 – 2012) homenageou Raul Seixas, Bob Dylan, Luiz Gonzaga, Jacson do Pandeiro e Beatles.
Em 2013 consagrou-se no ROCK IN RIO 5 junto com a banda ícone do heavy metal Sepultura (ZÉPULTURA).
A TOUR 2023 traz Zé Ramalho revisitando seus maiores sucessos mantendo o respeito da crítica especializada, em rara unanimidade. “Admirável Gado Novo, Entre a Serpente e a Estrela (trilhas consagradas em novelas), Avohai, Frevo Mulher, Chão de Giz, Beira-Mar, ”Cidadão”, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Galope Rasante, Vila do Sossego e Banquete de Signos” são apenas algumas das inúmeras pérolas que o consagrou. Traz ainda releituras de Geraldo Vandré, Raul Seixas e o grande sucesso Sinônimo.
Seja qual for a jornada, o público sabe que quem a conduz é um dos artistas com a personalidade mais marcante da música popular brasileira. Com sua voz inconfundível e sua poesia apocalíptica, Zé Ramalho escreve seu nome na história musical brasileira, seguindo feito um viajante pelas estradas do país, arrastando multidões por onde quer que passe. Há mais de 40 anos, o brasileiro sabe que assistir Zé Ramalho ao vivo é uma experiência única em uma espécie de pacto de fidelidade que se renova ano a ano.
ZÉ RAMALHO & BANDA Z
Rogério Fernandes: Contra – Baixo
Zé Gomes: Percussão
Vladimir Oliveira: Teclados
Edu Constant: Bateria
Toti Cavalcanti: Sopros
Tribo de Jah | Foto: Divulgação
Sobre a Tribo de Jah:
A HISTÓRIA TRIBO
A história da banda Tribo de Jah iniciou-se na Escola de Cegos do Maranhão, onde, se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), lugar em que viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada.
Foi neste momento que surgiu o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, filho de italianos com libaneses, que já havia morado quatro anos na Costa do Marfim (África), grande aficionado pela cultura reggae a qual era efervescente em São Luis nos anos 80, e que se tornou um fenômeno quase inexplicável nas terras brasileiras do Maranhão, invadindo inicialmente os guetos para depois tomar toda cidade, o interior do estado e até os estados vizinhos.
O reggae viria marcar profundamente a já tão forte e original cultura maranhense, contestado por uma minoria de intelectuais conservadores e abraçado pela grande massa, que através desse estilo musical originaria o título de “JAMAICA BRASILEIRA” à capital do Maranhão. Centenas de clubes de reggae com suas “radiolas” (potentes equipamentos de som que se encarregavam de divulgar o ritmo quando ainda não era tocado nas rádios) e depois diversos programas de rádios que finalmente viriam aderir o mesmo em busca de audiência justificariam largamente o título conquistado. Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir o seu reggae roots até os ossos, com suas mensagens de amor e paz, políticas sociais e divinas, as quais afastaram das grandes gravadoras, as rádios não tocavam, a TV tampouco informava e os jornais faziam vistas grossas. De forma independente a Tribo de Jah foi fazendo shows e divulgando seus discos, hoje conta com uma gravadora e uma distribuição a nível nacional.
Passados dez anos de trabalho com direito a uma escala no principal palco do reggae mundial (REGGAE SUNSPLASH FESTIVAL – JAMAICA 95), após ter se apresentado nos quatro cantos do país (de Belém a Porto Alegre, passando pelo Canecão e Metropolitam – Rio, Palace e Olimpia – São Paulo) e alguns pontos internacionais (Buenos Aires – Argentina, Caiena – Guiana Francesa, além de shows na Europa em paises como a França e Itália) denotam o momento muito especial no caminho que a Tribo de Jah vem trilhando para um inevitável reconhecimento de seu trabalho tanto no Brasil como no exterior.
SERVIÇO:
“Piri Festival 2023”, com shows de Zé Ramalho (dia 21/7) e Tribo de Jah (dia 22/7), no Cavalhódromo de Pirenópolis.
Datas:
Sexta-Feira, 21 de Julho: Zé Ramalho + Dj´s Fabricio Roque, Thiago Jesus e Pedro Volt.
Sábado, 22 de Julho: Tribo de Jah + Mandingaman + Dj´s Fabricio Roque, Thiago Jesus.
Horários: Abertura da casa 18h / Apresentação principal: 22h
Local: Cavalhódromo – Centro Histórico de Pirenópolis. Rua 21 de Abril 10 - Vila Anduzeiro, CEP: 72980-000 - Pirenópolis/GO
Classificação: Livre
Ingressos disponíveis (com opções de meia entrada solidária e casos previstos por Lei) em: https://www.alphatickets.com.br/Detalhes.aspx?event=2A2C981B-CE4D-4A6F-89FF-2F1AA176BDB7&hostname=&dt=20230619141521
Mín. 20° Máx. 30°