Nesta semana, a população de Cristalina, em Goiás, poderá conhecer o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA) da Usina Hidrelétrica de Batalha.
A primeira consulta pública ao plano no município será realizada no auditório da Câmara Municipal, às 18 horas do dia 21/9. Depois, na sexta-feira, 23/9, às 14h, uma segunda consulta será realizada no Projeto de Assentamento (PA) Vista Alegre. O PACUERA é um estudo social e ambiental que tem como objetivo conciliar a conservação, a recuperação e o uso do entorno do reservatório.
As consultas públicas são importantes para que toda a população conheça o zoneamento e as regras de conservação e utilização do reservatório, tanto para proteção do meio ambiente quanto para as atividades voltadas à economia local. Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. FURNAS está divulgando as consultas públicas em seu site (https://www.furnas.com.br/pacuera), por cartazes e faixas, e também por carros de som que circulam pelo município. No site será possível assistir aos vídeos com a íntegra das consultas, um mês após os eventos. A consulta pública do PACUERA é uma exigência do processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA e segue as diretrizes do órgão. Duas consultas públicas do PACUERA da UHE Batalha foram realizadas este mês na cidade de Paracatu/MG.
Usina Hidrelétrica de Batalha A Usina Hidrelétrica (UHE) Batalha está localizada no rio São Marcos, entre os municípios de Cristalina (GO) e Paracatu (MG), e tem a capacidade de gerar 52,5 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 130 mil habitantes. O rio São Marcos drena uma bacia de 12.140 km² e é um dos principais rios tributários da margem direita do rio Paranaíba.
A UHE tem barragem de 50 m de altura e reservatório de 36 km de extensão e 137,7 km² de área. O volume de água acumulada pode chegar a 1.782 milhão de metros cúbicos. Em termos econômicos, a UHE Batalha promove o incremento da receita das cidades de Cristalina (GO) e Paracatu (MG), inclusive por meio da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) – os royalties da água. Em 2021, os municípios receberam royalties de R$ 347 mil e R$ 302 mil respectivamente. FURNAS Subsidiária da Eletrobras, FURNAS atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e está presente em 15 estados e no Distrito Federal.
Integram seu sistema 22 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo com cinco parques eólicos, próprios ou em parceria com a iniciativa privada, além de mais de 35 mil km de linhas de transmissão e 72 subestações. A empresa completou 65 anos e é uma referência no setor elétrico nacional, por seu pioneirismo, eficiência operacional, inovação e sustentabilidade. Serviço: Consulta pública ao Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA) da Usina Hidrelétrica de Batalha Data: 21/9 Horário: 18h Local: Auditório da Câmara Municipal de Cristalina - GO Praça Otto Mohn - Palácio José Rodrigues de Queiroz, s/n - Cristalina/GO Dia 23/9 Horário: 14h Local: Projeto de Assentamento (PA) Vista Alegre Assentamentos de Cristalina - GO Informações à imprensa: CDN Comunicação Luciana Ramos - [email protected] - (21) 99377-484