18°C 29°C
Goiânia, GO
Publicidade

Inchaço de Joelma e Virgínia Fonseca? O que pode ter ocorrido?

A intercorrência que ocasionou a preocupação dos fãs da cantora e da influenciadora trata-se de uma reação a preenchedores com ácido hialurônico

23/06/2022 às 09h01 Atualizada em 23/06/2022 às 09h10
Por: Fonte: Johny Cândido
Compartilhe:
Joelma virou notícia por sua aparência diferente do que os fãs estão acostumados
Joelma virou notícia por sua aparência diferente do que os fãs estão acostumados

Recentemente a cantora Joelma virou notícia por sua aparência diferente do que os fãs estão acostumados. Com o rosto inchado, especularam que ela sofria de Edema Transitório Intermitente Persistente (ETIP) causado pelo Covid-19.  A intercorrência trata-se de uma reação a preenchedores com ácido hialurônico, que tem grande afinidade com moléculas de água; ou seja, é capaz de puxar o líquido para os tecidos onde foi injetado. Outra vítima do problema foi a influenciadora Virginia Fonseca, que em 2021 acordou com seu lábio inchado.

Hoje, muitas pessoas buscam nos preenchimentos faciais uma harmonização das nuances do rosto, mas é importante entender quais as consequências que podem surgir. A farmacêutica especialista em estética avançada Ludmila Garcez relembra episódios como os da cantora Joelma e da influenciadora digital Virginia Fonseca para trazer o assunto à tona. “De antemão é importante falar que é ETIP é uma situação rara e transitória. Por isso não tenham medo de fazer procedimentos com ácido hialurônico”, diz Ludmila.

A especialista começa explicando como o Edema Transitório Intermitente Persistente (ETIP) se comporta no nosso organismo. O ETIP consiste em episódios recorrentes de edema no local da injeção do ácido hialurônico, que apresentam períodos curtos ou longos de remissão, sem evidência de nódulos palpáveis definidos. É uma reação adversa tardia ao preenchedor. “Os profissionais devem estar sempre aprimorando seus conhecimentos para conseguirem gerenciar as complicações, além de compreender as reações causadas pelo produto”, alerta.

A explicação para o ETIP, é que, ao criar anticorpos contra algum quadro infeccioso, nosso corpo gera uma reação cruzada com ácido hialurônico. “Ou seja, o anticorpo produzido para agredir o microrganismo que causou algum quadro infeccioso, principalmente respiratório, como sinusite e problemas virais, reconhece a molécula do ácido hialurônico como se também fosse um agente agressor, desencadeando o edema”, explica Ludmila. Ela ainda ressalta que esse processo não é uma rejeição, para a tranquilidade dos usuários.

E caso você esteja passando pela intercorrência ou talvez venha a acontecer, a farmacêutica dá dicas de como amenizar os sintomas. “O tratamento é feito com medicamentos como anti-inflamatório não esteroide e anti-histamínico oral. Pode-se considerar a utilização de corticosteroide oral, antibioticoterapia e hialuronidase para a ação reversa do problema e gelo no local também ajuda”, revela a especialista. Tendo sempre o acompanhamento de um profissional competente no procedimento e no pós.

Para iniciar o tratamento do edema, é necessária a avaliação de um profissional de estética especializado, ele deve investigar o que ocorreu para causar o início do ETIP, para indicar o tratamento ideal. “Ciente da individualidade e limitações de cada caso, o profissional deve realizar o melhor procedimento e tratamento, a fim de aliviar os desconfortos do paciente”, finaliza a farmacêutica especialista em estética avançada Ludmila Garcez.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Fica 2025 encerra edição com saldo positivo e reforça protagonismo do cinema ambiental na América Latina
Entretenimento Há 2 dias Em Notícias

Fica 2025 encerra edição com saldo positivo e reforça protagonismo do cinema ambiental na América Latina

Com investimento de R$ 6,1 milhões, 114 filmes exibidos, 29 atrações artísticas e culturais e mais de 100 pessoas certificadas nas ações formativas, festival se consolida como o maior de todos os tempos
Instituto Fluir é certificado pelo Ministério do Esporte e anuncia parceria para o “Circuito Flow Corridas” até 2027
Esporte Há 2 semanas Em Notícias

Instituto Fluir é certificado pelo Ministério do Esporte e anuncia parceria para o “Circuito Flow Corridas” até 2027

Em sintonia com essa nova fase, o Instituto anuncia também a parceria com a Flow Esportes, do empresário Mateus Suassuna, para a realização do Circuito Flow Corridas nos anos de 2025, 2026 e 2027.
Unidade móvel do Hemocentro recebe doadores na Ricardo Paranhos
Saúde Há 3 semanas Em Notícias

Unidade móvel do Hemocentro recebe doadores na Ricardo Paranhos

Equipes do banco de sangue estadual estará nesta sexta (30), durante todo o dia, na Central de Decorados da Brasal Incorporações. Além de contribuir para a conscientização das pessoas, a estimativa é receber doações suficientes para salvar até 480 vidas
Goianins exibe obras sobre cultura popular goiana em evento gratuito neste sábado
Cultura Há 3 semanas Em Notícias

Goianins exibe obras sobre cultura popular goiana em evento gratuito neste sábado

Vernissage acontece no dia 31 de maio, no espaço multicultural Jardim Potrich, com exibição das obras de Helena Vasconcelos e pinturas elaboradas por crianças durante as oficinas do projeto; iniciativa traz ainda intervenção artística urbana com reprodução dos desenhos dos pequenos no muro da Rua 12, no Jardim Goiás
Lenium - Criar site de notícias